Viajar com crianças: dicas para manter a família segura e feliz

Saiba como fazer uma viagem inesquecível com quem você mais ama

Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado em conjunto com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) e pelo Sebrae, viajar ocupa o primeiro lugar no ranking dos principais sonhos dos brasileiros.

Tal dado revela a importância desse ato, que favorece o descanso e ainda permite que as pessoas tenham mais tempo com o que realmente importa. No caso de quem tem crianças, a viagem pode ser uma verdadeira aventura, independente da família optar pela hospedagem no Réveillon em uma pousada ou um resort, por exemplo.

Para tanto, é necessário planejamento e organização de modo que a viagem aconteça sem surpresas desagradáveis e, é claro, com toda a segurança necessária. Dessa forma, vocês poderão viajar com muito mais tranquilidade, aproveitando ao máximo esse momento em família.

Organizando uma viagem com as crianças

Se para viajar sozinho você já precisa de planejamento prévio, imagine quando está acompanhado dos filhos. Saber qual o meio de transporte será usado, o tempo do trajeto, o tipo de hospedagem escolhida e o que há de mais próximo, junto aos lugares onde vocês pretendem ir, são os principais pontos a serem observados.

 

De nada adianta querer um destino romântico ou cheio de badalação se você não tem com quem deixar as crianças, ou ainda ir para um lugar onde não haja nenhum tipo de atração para o público infantil. Uma viagem em família exige que as escolhas sejam pautadas em todos, principalmente considerando o bem-estar dos nossos filhos.

 

Pensando nisso, separamos essa espécie de guia com as principais dicas para que você possa viajar com os seus pequenos sem abrir mão da segurança e da diversão.

Definindo o destino

O primeiro passo é definir qual o destino da sua viagem em família. Se for optar por um destino turístico, tenha em mente que existem períodos de alta e baixa temporada o que, por si só, altera os valores de hospedagem e, em alguns casos, de alimentação e acesso a parques, por exemplo.

Tipo de hospedagem

Considere o tipo de hospedagem mais apropriada de acordo com as suas condições financeiras. Ficar numa pousada pode ser mais barato que ficar em um hotel. Já quem deseja uma experiência mais completa, pode optar por se hospedar em um resort all-inclusive, com toda a mordomia, mas com um custo bem mais alto.

Transporte

A depender do destino, a viagem pode ser feita de carro, ônibus, avião ou até trem. Cada meio de transporte tem suas próprias exigências quanto à segurança das crianças, mas, de modo geral, é importante levar sempre um documento com foto ou a certidão de nascimento e a carteira de vacinação do seu filho.

Trajeto

O trajeto também precisa ser considerado, até porque as crianças tendem a ficar facilmente entediadas durante a viagem. Verifique o tempo necessário e quais as possibilidades para entreter os seus pequenos, principalmente com alguma brincadeira. Se for de carro, lembre-se especialmente do uso correto da cadeirinha. 

Kit de segurança

Situações complicadas também estão sujeitas a aparecer durante a viagem e, para se antecipar a elas, vale a pena montar uma espécie de kit de segurança. Nele, você deve levar itens de primeiros socorros (tesoura, gaze, termômetro, remédios básicos, etc.), protetor solar, loção calmante para pele e repelente.

Bagagem

Ainda falando da bagagem, é necessário montar a mala das crianças de modo a colocar tudo o que for indispensável para a viagem. Se for para um lugar mais frio, prefira roupas mais pesadas, meias, luvas e calçados fechados; caso contrário, separe as roupas de banho, peças leves e sandálias abertas.

Lugares para visitar

Por fim, mas não menos importante, tenha em vista os melhores lugares para visitar em família no destino escolhido. Leve as crianças para passeios históricos, parques de diversão, clubes, praias e tudo o que elas merecem, tendo sempre o cuidado de avaliar a segurança das atividades e do ambiente em questão.

Conteúdo

Viajar com criancas dicas para manter a familia segura e feliz