Cerveja e comida: combinações deliciosas para harmonizar suas refeições

A cerveja é uma das bebidas mais queridas do Brasil, seja para aproveitar com os amigos, seja para simplesmente relaxar. Mas há alimentos certos para harmonizar com ela

Com o fim de ano chegando, as pessoas começam a preparar as festas para aproveitar com famílias e amigos, comprando diversos alimentos, bebidas e até cerveja no atacado. Com isso, cardápios também são criados para aproveitar as festas da melhor maneira possível.

Porém, muitos têm dúvida sobre como harmonizar bebida alcoolica com alimentos, principalmente quando se fala em cerveja. No entanto, alguns alimentos e petiscos ficam melhores com certos tipos de cerveja.

O consumo de cerveja no Brasil

Seja no happy hour, seja no fim de semana, uma das bebidas que não pode faltar para a maioria dos brasileiros é a cervejinha. É a queridinha dos adultos e serve para quase todos os momentos, para refrescar o verão ou para esquentar no inverno. 

Em 2022, o consumo brasileiro da bebida foi equivalente a 2,5% da relação mundial. É previsto que sejam contabilizados, no fim do ano de 2023, 16,1 bilhões de litros produzidos ao longo do ano. 

Apesar do alto consumo da bebida, muitas pessoas sempre procuram novos petiscos e alimentos para harmonizar com ela em festas, encontros e refeições. Pensando nisso, separamos alguns alimentos que podem ser perfeitamente harmonizados com cerveja, dando um toque especial para sua refeição.

Queijos

Quando se fala em queijos, a primeira bebida que se pensa para harmonizar é o vinho. No entanto, a cerveja pode ser um ótimo harmonizador, e não só com um tipo de queijo. Assim, o recomendado é que quanto mais leve o queijo, mais leve a cerveja deve ser, com menor teor alcoolico. No entanto, se for um queijo mais forte, o indicado é que seja acompanhado por uma cerveja com maior teor alcoolico. 

Tremoço

Outro petisco que combina bem com a cerveja é o tremoço que, por ser mais salgado, acompanha muito bem a cerveja. É uma combinação bem conhecida no Rio de Janeiro e agrada a quem experimenta.

Coração de galinha

Uma das combinações mais queridas também é a cerveja com coração de galinha que, por vezes, é servida em bares e botecos, também do Rio de Janeiro.

Carnes bovinas assadas

Outra combinação clássica é a carne assada. Iscas de carne, churrasco ou hambúrguer, a combinação com a cerveja é espetacular. O recomendado é que seja acompanhado com cerveja lupulada, uma das queridinhas do brasileiro.

Linguiça

Também clássica de bares e churrascos, a linguiça com cerveja é uma combinação que não pode faltar. Geralmente, é servida fatiada para facilitar o consumo do alimento.

Sobremesa de morango

Algo que pode chocar os amantes de cerveja é que ela pode harmonizar também com sobremesas e doces. Um exemplo disso é a sobremesa de morango que combina bem com cerveja com adição de frutas vermelhas, com sabor ácido e baixo amargor. Além disso, cervejas leves combinam com sobremesas leves, como doces de limão, por ambos serem refrescantes.

Chocolate

Outro doce que pode se harmonizar com cerveja é o chocolate. Ele puro ou um doce de chocolate, você pode testar primeiro com uma cerveja neutra para conferir se é do seu agrado.

Cerveja de trigo

A cerveja de trigo é uma das clássicas brasileiras que também pode ser harmonizada com diversos alimentos, tais como:

  • Queijo Brie e geleia de damasco artesanal;
  • Provolone desidratado;
  • Combinação de alho, azeitona e calabresa fatiada;
  • Amendoim.

São os queridinhos das tardes em bar e para aproveitar com os amigos. Não esqueça que se estiver dirigindo, é fortemente recomendado que não beba para não causar acidentes na pista.

Conteúdo

Cerveja e comida combinacoes deliciosas para harmonizar suas refeicoes